O conteúdo deste blog é meramente informativo, a responsabilidade dos comentários é de seus autores e aqueles considerados inadequados serão apagados.



"SUA PRESENÇA É O MOTIVO DO NOSSO GRUPO, COMPAREÇA"

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Passeio 12/11/2011 - Joanópolis - Cachoeira dos Pretos

Depois de muito tempo programando um passeio com os participantes do nosso grupo, conseguimos ir para a Cachoeira dos Pretos em Joanópolis.
Foi um dia muito agradável, aproveitamos um dia de sol maravilhoso, tomamos banho de cachoeira, fizemos pic nic, nos divertimos muito. Tivemos a oportunidade de estarmos fora do ambiente do hospital, tiramos o foco da doença e pudemos relaxar e aproveitar a oportunidade.
Este passeio nos trouxe a certeza de que se não olharmos só para as dificuldades, conseguimos enxergar também as realizações.
Desta vez fomos em 10 pessoas. Já estamos programando o próximo e esperamos contar com uma participação maior!!!! Aguardem as novidades!!!!
Participem da próxima reunião mensal no dia 02/12 que será a última deste ano, encontrem com nossos amigos que foram para saber mais detalhes e se preparem para as surpresas.
Em breve postaremos as fotos.

Até lá.

Reunião 10/11/2011

QUAL A FUNÇÃO DE UM GRUPO DE APOIO PSICOLÓGICO?

A função de um grupo de apoio psicológico é reunir pessoas em torno de um problema comum, no nosso caso a obesidade, criar um espaço onde os portadores da doença possam trazer suas angústias, dúvidas, problemas e encontrar ali acolhimento, onde todos possam partilhar tanto seu sofrimento como seu sucesso, onde os participantes se sintam a vontade pois todos convivem com as mesmas dificuldades, onde é possível ter esperança mediante o resultado positivo e as vitórias dos outros.

É também um lugar onde os profissionais envolvidos são especialistas preparados para entender e ajudar seus pacientes. O grupo proporciona a oportunidade de criar laços que nos tornam pertencentes, o que é fundamental para cada indivíduo, afinal o homem é um ser social. Conhecer novas pessoas, fazer amizades e receber informações seguras, tudo isso visando o desenvolvimento de todos para uma vida melhor. Sendo a obesidade uma doença crônica é muito importante aprender a conviver com ela, a respeitar as limitações e encontrar sempre novas soluções para uma vida saudável e feliz.

Agora fica um conto para ilustrar a nossa discussão da semana.

Numa vilarejo muito pequeno vivia um homem que era conhecido como um grande azarado, nada em sua vida dava certo e um dia cansado e desiludido resolveu sair pelo mundo a procura do criador para perguntar como poderia mudar sua sorte.

Depois de andar por muitos dias encontrou um lobo muito fraco que quase não conseguia se alimentar, pois tinha muita dificuldade de caçar, o lobo lhe pediu que quando encontrasse o criador pedisse a ele que desse uma sugestão para resolver seu problema. O homem concordou e prosseguiu.

Mais adiante encontrou uma árvore muito doente que já não tinha folhas e suas raízes estavam doentes, ela pediu ao homem que quando encontrasse o criador pedisse a ele uma solução para seu problema. O homem concordou e prosseguiu.

Já exausto de tanto andar a procura do criador, encontrou uma jovem mulher muito bonita e educada, porém muito triste e solitária que lhe deu abrigo e comida. O homem pode enfim descansar e se alimentar antes de prosseguir viagem. Enquanto esteve ali conversou com a jovem e lhe contou que estava em busca do criador e ela então lhe pediu também que perguntasse ao criador como poderia ela acabar com toda tristeza e solidão que tanto lhe fazia infeliz. O homem concordou e partiu mais uma vez.

Após muita procura finalmente encontrou o criador e foi logo perguntando o que deveria fazer para deixar de ser tão azarado, o criador calmamente respondeu sua sorte está pelo mundo. O homem não entendeu bem e meio decepcionado já ia partindo quando o criador perguntou se era somente esta pergunta que ele queria fazer. O homem então lembrou-se do lobo, da árvore e da jovem. Fez as perguntas, recebeu as respostas e saiu para a viagem de volta.

Quando encontrou a jovem, o homem deu sua resposta: "Você encontrará um homem que virá de uma terra  distante se apaixonarão e serão muito felizes". A jovem animou-se e convidou-o para ficar, o homem disse: "Não posso, minha sorte está pelo mundo". E partiu.

Em seguida encontrou a árvore já bem fraca e disse: " O seu problema é que embaixo de suas raízes há um baú enorme com  um tesouro, que impede que elas consigam tirar seu sustento da terra". A árvore pediu então ao homem que tirasse o baú e ficasse com o tesouro que para ela não teria valor. O homem negou e disse que não tinha tempo, pois sua sorte esta pelo mundo. E partiu novamente.

Quando já estava cansado de tanto procurar a sorte pelo mundo e não tê-la encontrado, o homem deparou-se com o lobo que logo foi perguntando "O que disse o criador para mim?". Ele disse: "Você encontrará um homem tolo o suficiente para desprezar um grande amor e um tesouro, o qual você deverá comer".

E assim o homem virou a refeição do lobo.

Moral da história: A sorte ou as oportunidades para sermos felizes estão sempre aparecendo, cabe a nós reconhecê-las e não desperdiçá-las, algumas vezes elas podem não aparecer da forma como esperávamos, mas precisamos ter o coração e a mente abertos para enxergá-las.